Motoristas têm até 31 de julho para evitar multa do exame toxicológico
Notícias

Motoristas têm até 31 de julho para evitar multa do exame toxicológico

Até 31 de junho, condutores de todo o Brasil nas categorias C, D e E, que têm a Carteira Nacional de Habilitação com vencimento entre julho e dezembro de 2021, devem realizar o exame toxicológico.

A aplicação das multas para quem não realiza o exame no prazo estabelecido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) começou a ser aplicada em 1º de julho. O início da fiscalização estava previsto inicialmente para abril, e foi prorrogado por causa da pandemia. A obrigatoriedade do exame para motoristas de vans, caminhões e ônibus entrou em vigor em 2016. O exame consegue detectar uso regular de drogas por até 90 dias antes da coleta, feita por amostra de pelos ou fios de cabelo, e precisa ser refeito a cada 2 anos e meio. Ele é exigido também para obter ou renovar a CNH, no ato da contratação e demissão de empresa.

O flagrante é considerado infração gravíssima e, desde o ano passado, a punição inclui sete pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir por três meses, além de pagamento de nova multa no valor de R$ 1.467,35. O retorno do direito de dirigir está condicionado à realização de novo exame, com resultado negativo.

(Julho/2021)


<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
São Paulo
11 2949-3325 // 2939-1976
Itupeva
11 4581-9263
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento