CNT divulga a Sondagem Expectativas do Transportador
Notícias

CNT divulga a Sondagem Expectativas do Transportador

Cautela é uma boa palavra para resumir o sentimento dos transportadores brasileiros para 2018. A Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador, divulgada em dezembro pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes), mostra que, como o desempenho de 2017 ficou abaixo do esperado, o otimismo para o ano que vem, apesar de existir, é discreto.

O levantamento é resultado de consultas a 823 empresas de transporte, de vários modais e vários estados do país, realizado entre outubro e novembro de 2017. Ele mostra que as empresas de transporte começaram a se recuperar, e a maioria dos representantes das empresas (54,8%) espera aumento do PIB (Produto Interno Bruto), no ano que vem, em relação a 2017. Mas 38,9% acreditam que a retomada do crescimento econômico só deverá ser percebida em 2019.

A maioria (76,3%) das empresas transportadoras informou aumento no custo operacional, 32,8% revelaram ter registrado queda de receita, e 42,3% disseram que a produtividade se manteve estável em 2017. As maiores dificuldades foram sentidas no transporte rodoviário – modais aquaviário e aeroviário apresentaram crescimento em 2017. Ele é a principal atividade de transporte no Brasil e responde por mais de 35% da receita líquida do setor, com 60% de toda movimentação de carga do país.


O documento completo ‘Sondagem Expectativas do Transportador’, pode ser conferido clicando neste link.


(foto: SETCESP)

(Janeiro/2018)


<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
Itupeva - São Paulo
11 4496-6006
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento