Pbex Transportes - Recadastramento obrigatório de Transportadores Rodoviários já começou
Notícias

Emplacamento eletrônico de veículos já é válido em todo o país

Desde o dia 1º de janeiro é válida a resolução que institui o emplacamento eletrônico pelo SINAV, Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos, em todo o Brasil. Com isso, os veículos deverão ser identificados com um chip, no qual constam informações como placa, chassi e código do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAN).

Porém, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ainda não divulgou o cronograma para adequação à medida. De acordo com a Associação Nacional dos Detrans (AND), somente agora a partir de janeiro que os Departamentos de Trânsito dos Estados vão começar a se adequar para implantar o novo sistema.

O custo da compra e implantação do novo dispositivo ficará a cargo dos proprietários dos veículos, porém, ainda não há um preço definido. O chip, que deverá ser posicionado no para-brisa do veículo, funciona como os dispositivos de cobrança automática utilizados nos pedágios. Ele envia os dados por radiofrequência para as antenas instaladas ao longo das vias, que redirecionam as informações para as centrais de processamento, onde será verificada a situação do veículo rastreado. O objetivo é auxiliar no combate a crimes como furtos e roubos de veículos de passageiros e de cargas, além de ajudar na fiscalização de trânsito.

A obrigatoriedade deveria ter entrado em vigor em junho de 2014, no entanto, foi adiada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), por questões técnicas. A resolução que trata do tema é a 537/2015, do Contran, publicada no Diário Oficial da União em 19 de junho de 2015.

<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
Itupeva - São Paulo
11 4496-6006
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento