Entidades brasileiras divulgaram dados positivos do setor de veículos pesados nos últimos meses.
Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o setor de caminhões fechou o ano passado com 76.431 unidades comercializadas, uma alta de 46,79% sobre o ano de 2017. Neste ano, somente no mês de julho, o mercado transportador absorveu 7,8 mil caminhões, expansão de 36,2% em relação ao desempenho de junho de 2018, quando foram apurados 5,7 mil registros. Na comparação com maio deste ano, porém, com 9,2 mil unidades vendidas, o resultado foi 15,1% menor.
Ao fim do primeiro semestre, a Mercedes-Benz segue na liderança das vendas com 14,7 mil caminhões vendidos no período, volume que representou 31,4% dos emplacamentos totais. Depois dela, ficou a Volkswagen Caminhões e Ônibus (23,3%), Volvo (15,2%), Scania (12,2%), Ford (9,2%), Iveco (3,6%), DAF (3%), MAN (1,6%), Hyundai (0,27%) e Agrale (0,05%).
Outro número positivo veio do balanço divulgado pela B3, a bolsa de valores do País, operadora do Sistema Nacional de Gravames (SNG), que gerencia os cadastros de restrições financeiras de veículos, e apontou um crescimento de 23,7% nos financiamentos de veículos pesados novos e usados no primeiro semestre do ano. Foram negociados 128,8 mil caminhões e ônibus via crédito, contra 104,2 mil no mesmo período do ano passado.
No mercado de venda de pneus de carga, o levantamento da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) o acumulado do semestre é de 5,8% de crescimento em relação ao ano anterior.
(Agosto/2019)