A indústria de caminhões já está pensando em 2017. Após ter encarado uma retração de 26% este ano, espera-se que as vendas cresçam 17% no próximo ano, chegando a 62 mil veículos vendidos, em comparação com o ano anterior. Apesar da aparente melhora, são números ainda bem distantes do recorde do segmento, que foram as 170 mil unidades vendidas em 2011.
A confiança no aumento das vendas faz as empresas apostarem nos lançamentos. Na Iveco, o mais recente lançamento é para a família Daily, o Daily 70c17, caminhão com plataforma que permite transportar mais carga em um baú de 5,5m.
Já a Mercedez-Benz, que completou no dia 28 de setembro, 60 anos de sua presença no Brasil, apresentou em julho deste ano o Urban eTruck, caminhão pesado totalmente elétrico com autonomia de 200 quilômetros. Mas a grande aposta mesmo é a nova linha de caminhões extrapesados Actros, que começou a ser vendida este ano, acumulando, em 2016, 670 unidades vendidas.
Outra novidade anunciada é o primeiro campo de provas de caminhões e ônibus no Brasil. Com investimento inicial de R$ 70 milhões, a empresa dá início às obras de infraestrutura para construção de uma estrutura especializada e 18 pistas de asfalto, concreto e terra, numa extensão total de 25 km para os mais variados tipos de testes. A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2017.
(Outubro/2016)