Estímulo à troca do diesel pelo gás nos caminhões
Notícias

Estímulo à troca do diesel pelo gás nos caminhões

O programa “Novo Mercado do Gás”, lançado no dia 23 de julho pelo Ministério de Minas e Energia, está de olho nos caminhões. Uma das medidas previstas é estimular a substituição do diesel pelo gás natural como principal combustível dos veículos pesados.

Atualmente cerca de 10% do gás comercializado no país abastece veículos. A frota a gás, no entanto, alcança apenas 2,2% do total em circulação, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado, a troca do combustível é benéfica para caminhões que rodam mais de 250 km por dia, 22 dias por mês. Nesses casos, o investimento da conversão seria pago com a redução do gasto com combustível, pois a economia poderia chegar a 50% sobre o preço do litro de diesel e 65% sobre a gasolina.

O programa "Novo Mercado de Gás" será posto em prática por um comitê interministerial, cujas ações têm o objetivo principal de abrir o mercado de gás, que hoje é concentrado na Petrobras, que detém 70% do mercado. O governo acredita que estimulando a competição para aumentar a oferta do gás no país, os preços dos combustíveis devem cair. Espera-se que o preço do gás caia 40% nos próximos dois anos e, de acordo com as previsões, a substituição pelo gás entre os caminhões seria uma forma de reduzir o custo do frete no país.

(Agosto/2019)


<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
Itupeva - São Paulo
11 4496-6006
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento