Untitled Document
Notícias

Implante de chip em caminhões brasileiros pretende combater o roubo de cargas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai instalar, a partir de setembro, um chip nos caminhões brasileiros para auxiliar o combate ao roubo de cargas. Em 2014, foram registrados 17,5 mil casos de roubos de cargas, num prejuízo estimado em 1 bilhão de reais.

As informações do chip serão lidas e comparadas com um banco de dados toda vez que o caminhão passar por um ponto da ANTT, sem necessidade de parada. Os dados serão repassados para a polícia, quando preciso, para que saibam que o caminhão procurado está cruzando aquele trecho da rodovia.

A medida permitirá também à ANTT verificar a situação do veículo com relação aos pagamentos de impostos federais e estaduais. Os pontos de fiscalização serão parecidos com os radares e, em cinco anos, serão instalados 53. A meta é cobrir 75% das estradas, o que custará cerca de R$8 milhões.

O chip será fixado no para-brisas do caminhão e custará R$50,00 ao caminhoneiro, que deverá realizar o recadastramento obrigatório a partir de setembro na ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. O último recadastramento foi em 2009 e teria validade até maio de 2014. Desde então, a validade dos registros vem sendo prorrogada.


(Com informações do Portal G1 e CNTA.).

<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
Itupeva - São Paulo
11 4496-6006
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento