O governo do estado de São Paulo anunciou que não haverá reajuste das tarifas de pedágio nos 6,4 mil quilômetros de rodovias sob concessão.
A elevação das tarifas é prevista em contrato, seguindo o índice da inflação anual medida pelo IPC-A acumulado entre junho de 2012 e maio de 2013.
Para garantir o reajuste zero o Governo Estadual tomou algumas medidas, numa ação conjunta entre a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e a Secretaria de Estado de Logística e Transporte (SLT).: redução em 50% do ônus variável que a ARTESP recebe das tarifas de pedágio, início de cobrança do chamado eixo suspenso dos caminhões e a utilização dos créditos do governo junto às concessionárias com obras atrasadas.
Novas Obras – Tamoios Serra e Anel Viário de Campinas
Além do reajuste zero do pedágio, há outras novidades ligadas à malha rodoviária no estado de São Paulo.
Foi aprovada a implantação da Nova Tamoios Serra, que tem mais de 21 quilômetros, sendo mais da metade percorrida em túneis. Serão construídas cinco passagens subterrâneas, entre elas a maior do Brasil, com 3,675 km. O projeto prevê também adequações no traçado antigo, para que o tráfego de subida e descida seja segregado. O investimento previsto para o empreendimento é de R$ 2,13 bilhões e as intervenções devem ser executadas em até 48 meses.
Outra obra que acaba de ser posta em prática é o prolongamento do Anel Viário José Magalhães Teixeira (SP-83), conhecido como Anel Viário de Campinas. São 5,8km de vias entre o entroncamento com a Rodovia Anhanguera até a Rodovia dos Bandeirantes. O projeto prevê a implantação de duas faixas por sentido, sete viadutos, duas passagens inferiores e duas pontes sobre o Rio Capivari. O empreendimento está orçado em R$ 149,1 milhões e as obras, que começaram em 17 de junho, têm 02 anos para ficar prontas, ampliando o acesso ao sistema Anhanguera/Bandeirantes e ao corredor Dom Pedro I.
(Julho/2013)