Saiba quais são as piores rodovias do Brasil
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Saiba quais são as piores rodovias do Brasil

Todos os anos, a Pesquisa CNT de Rodovias, organizada pela Confederação Nacional dos Transportes, avalia a qualidade das estradas brasileiras. Ao longo dos 14 anos em que foi feito o estudo, detectou-se que as piores posições eram ocupadas sempre pelas mesmas rodovias.

A análise destas rodovias gerou o estudo “Rodovias Esquecidas do Brasil - Transporte Rodoviário”, que se debruçou sobre 15 ligações rodoviárias, dentre as 109 avaliadas anualmente pela CNT. Uma ligação rodoviária, neste estudo, é a extensão formada por uma ou mais rodovias federais ou estaduais pavimentadas, com grande importância socioeconômica, volume significativo de tráfego, interligando territórios de uma ou mais Unidades da Federação. A seleção destas piores rodovias considerou trechos majoritariamente de jurisdição federal, que apareceram pelo menos 4 vezes dentre as 20 rodovias com mais problemas apontadas todos os anos pela CNT.

No estado de São Paulo, aparece o trecho Poços de Caldas (MG) – Lorena (SP), em 12º lugar. A ‘pior’ rodovia fica no estado do Maranhão. Confira o ‘ranking’ completo:

  • 1 - Açailândia (MA) – Miranda do Norte (MA)
  • 2 - Araguaína (TO) – Picos (PI)
  • 3 - Barracão (PR) – Cascavel (PR)
  • 4 - Dourados (MS) – Cascavel (PR)
  • 5 - Florianópolis (SC) – Lages (SC)
  • 6 - Governador Valadares (MG) – João Neiva (ES)
  • 7 - Jataí (GO) – Piranhas (GO)
  • 8 - Maceió (AL) – Salgueiro (PE)
  • 9 - Manaus (AM) – Boa Vista (RR) – Pacaraima (RR)
  • 10 - Marabá (PA) – Dom Eliseu (PA)
  • 11 - Marabá (PA) – Wanderlândia (TO)
  • 12 - Poços de Caldas (MG) – Lorena (SP)
  • 13 - Porto Velho (RO) – Rio Branco (AC)
  • 14 - Rio Brilhante (MS) – Porto Murtinho (MS)
  • 15 - Salvador (BA) – Paulo Afonso (BA)

Ao todo, estas 15 rodovias atravessam 178 cidades brasileiras, com população de 8,72 milhões de pessoas, o que representa 4,2% da população brasileira. Em 2017, foram registradas nelas 3.171 ocorrências de acidentes, com custo estimado para a sociedade de R$ 426,76 milhões. Pelos cálculos da pesquisa, seriam necessários R$5,80 bilhões para solucionar os principais problemas identificados nessas rodovias, o equivalente a 69,7% dos recursos autorizados pelo governo federal para intervenções rodoviárias em 2017.

A íntegra do estudo está disponível neste link: http://cms.cnt.org.br/

(Maio/2018)


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